terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

PENSAMENTOS: o que está passando pela sua cabeça nesse momento?


As nossas mentes estão sempre ocupadas, cheias de pensamentos. Sempre estamos pensando sobre todos os tipos de coisas. Muitos de nossos pensamentos estão descrevendo o que está acontecendo ao nosso redor. Outros são sobre nós mesmos.
Estes pensamentos podem ser sobre a maneira como vemos a nós mesmos:
  • Sou gordo.
  • Tenho muitos amigos.
  • Tenho um temperamento ruim.

Eles podem ser sobre como julgamos o que fazemos:

  • Nunca consigo me organizar.
  • Sou bom nos esportes.
  • Para mim é fácil fazer amigos.

Eles podem descrever nossa visão do futuro:

  • Ninguém jamais vai querer sair comigo.
  • Nunca irei para a universidade.
  • Serei um milionário quando tiver 30 anos.

CRENÇAS

Com o tempo, a maneira como pensamos sobre nós mesmos, julgamos o que fazemos e vemos nosso futuro se tornam um padrão de pensamento muito forte. Os pensamentos ficam bastante fixos e se tornam as nossas crenças centrais. Estas crenças aparecem na forma de pequenas afirmações como:

  • Sou gentil.
  • Trabalho duro.
  • Sou bem-sucedido.

CRENÇAS E SUPOSIÇÕES

As crenças centrais são valiosas. Elas nos ajudam a prever e dar sentido ao que acontece nas nossas vidas. Levam-nos a acreditar que acontecerão certas coisas. Esta é a ligação "SE/ENTÃO".

  • SE sou gentil (crença central), ENTÃO outras pessoas gostarão de mim (suposição).
  • SE trabalho duro (crença central), ENTÃO conseguirei um bom emprego (suposição).
  • SE tiver sucesso (crença central), ENTÃO serei feliz (suposição).

Crenças e suposições pouco úteis

A maioria das nossas crenças são úteis, mas outras são menos valiosas, pois elas evitam que façamos escolhas e decisões reais e podem nos conduzir a suposições falsas sobre nossa vida. Exemplos de crenças centrais pouco úteis podem ser:

  • Tudo o que eu faço deve ser perfeito.
  • Sempre faço coisas erradas.
  • Ninguém jamais vai me amar.

Com freqüência, crenças como essas preparam você para fracassar, sentir-se mal e limitam o que você faz. Levam a supor que coisas negativas acontecerão.

  • A crença de que "tudo o que faço deve ser perfeito" pode levar você a supor que seu trabalho nunca está bom o bastante. O resultado disso pode ser sentir=se estressado e descontente, à medida que isso se repete em cada parte do seu trabalho.
  • A crença "sempre faço as coisas erradas" pode levar você a supor que não vale a pena esforçar-se. Você pode se sentir triste e ficar desmotivado ou perder o interesse pelas coisas.
  • A crença de que "ninguém jamais vai me amar" pode levar você a supor que as pessoas só querem gozar ou se aproveitar de você. Você pode se sentir enraivecido e tornar-se muito rude e agressivo.

As crenças centrais e as suposições são bastante fixas

As crenças centrais e as suposições são geralmente muito fortes e tornam-se bastante fixas. Com freqüência, elas são muito resistentes a qualquer alternativa desafiadora. Qualquer evidência que as questione é ignorada ou rejeitada como pouco importante.

  • A garota que acredita que "ninguém jamais vai me amar" pode rejeitar quaisquer sinais de afeição dos seus pais, pois "eles não se preocupam de verdade – estão apenas tentando me controlar".
  • Por menor que seja, qualquer coisa que apóie essas crenças parece ser uma prova. A mãe desta garota, pode ter tido um dia atarefado e não teve tempo de lavar aquele item especial de roupa. Para a garota, isso pode ser visto como evidência de que "eu sabia que não se preocupavam comigo".

Eventos importantes

Essas crenças e suposições vêm para o foco do nosso pensamento em certos momentos e são desencadeadas por eventos ou vivências importantes.

  • Ser solicitado a fazer uma tarefa pode desencadear a crença central de que "tudo o que faço deve ser perfeito" e a suposição de que "nunca consigo acertar totalmente".
  • Fracassar no seu exame de trânsito pode desencadear a crença central de que "sempre faço as coisas errado" e a suposição de que "não vale a pena tentar de novo".
  • Ser deixado pela namorada ou namorado pode desencadear a crença central de que "ninguém jamais vai me amar" e a suposição de que "as pessoas só querem me ferir".

Pensamentos automáticos

Uma vez que essas crenças e suposições estão em funcionamento, elas produzem pensamentos automáticos (PAs). Esses pensamentos enchem nossas cabeças e nos fornecem um "comentário" passageiro sobre o que está acontecendo. Muitos desses pensamentos são sobre nós mesmos e uma série deles é negativo ou crítico.

  • Ser solicitado a fazer uma tarefa pode desencadear pensamentos automáticos como "não sei o que fazer", "isso não está bom o bastante" ou "tenho certeza de que vão querer mais do que isso".
  • Não passar no exame de trânsito pode resultar em pensamentos automáticos como "realmente estraguei tudo", "nunca vou conseguir dirigir" ou "sabia que não conseguiria".
  • O final de um relacionamento pode resultar em pensamentos automáticos como "sabia que não ia durar muito, nunca dura", "ele/ela estava só brincando comigo" ou "nunca mais vou ter um(a) namorado(a)".

_________________________________

Retirado do livro "Bons Pensamentos, Bons Sentimentos" de Paul Stallard.


Continua no artigo:
"SENTIMENTOS: como você se sente?"

Nenhum comentário: