terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Pensamentos, Sentimentos, e o que você faz com eles

Conflitos e problemas são parte do nosso dia-a-dia. A família, a escola, o trabalho – quase tudo – criam problemas em um momento ou outro. Felizmente, conseguimos conviver com muitos desses problemas e eles são rapidamente resolvidos. Outros problemas parecem ser mais difíceis. Talvez porque:
  • acontecem com muita freqüência (acontecem muitas vezes)
  • estão acontecendo há muito tempo
  • são problemas muito difíceis
  • parecem afetar tudo o que você faz
Quando os problemas prevalecem, a nossa vida se torna uma grande preocupação.

O CICLO MÁGICO

Uma das funções do psicólogo é ajudar você a descobrir maneiras mais proveitosas de lidar com seus problemas. Para lidar melhor com seus problemas, é preciso entender a importante ligação que acontece entre:


POR EXEMPLO:
  • Pensar que você não é muito bom para conversar com as pessoas pode fazer você se sentir muito preocupado ou ansioso quando sai com seus amigos. Você pode sair calado e não falar muito.
  • Pensar que ninguém gosta de você pode faze-lo se sentir triste. Você pode ficar em casa sozinho.
  • Pensar que você nunca faz as coisas direito pode fazer você sentir raiva. Você pode desistir de tentar porque “vai dar errado”.
Freqüentemente, como nos exemplos, os nossos pensamentos parecem se realizar magicamente, sem a gente perceber. Entender como isso funciona vai ajudar você a perceber que às vezes você pode não estar vendo o quadro inteiro. Você pode estar vendo somente um dos lados da história – geralmente aquela parte que deu errado ou que não saiu totalmente bem.
Você pode nem se dar conta do que está fazendo. Isso se tornou parte da vida cotidiana e talvez seja muito difícil ver qualquer saída ou pensar em como as coisas poderiam ser diferentes.
______________________________
Retirado do livro "Bons Pensamentos, Bons Sentimentos" de Paul Stallard.

Nenhum comentário: